A Prefeitura de Contagem tem trabalhado para solucionar os gargalos de mobilidade existentes no município, dentre eles, as danificações nas ruas que aumentam em épocas de chuva. Nesta sexta-feira (27/1), aproveitando a estiagem, foi possível realizar a Operação Tapa-Buraco - OTB em diversas regiões da cidade e melhorar as condições do trânsito para a população.
Um dos pontos que recebeu o serviço nesta sexta-feira foi a rua João da Mata, no bairro Praia, região Sede. A prefeita Marília Campos visitou o local para acompanhar os trabalhos das equipes de manutenção e falou sobre o desafio de melhorar as vias de Contagem e o investimento que o governo tem feito para atingir o objetivo com o Programa Asfalto Novo.
“Nessa época, a cidade fica cheia de buracos, isso porque, a pavimentação de Contagem é muito antiga e frágil. Sabemos que para tapar esses buracos, temos que esperar a estiagem. Quando a chuva dá uma trégua, nossas equipes vão para as ruas realizar a operação. Esta é uma ação paliativa, mas, ao mesmo tempo, estamos garantindo o asfalto novo em várias ruas. Já estamos concluindo a primeira etapa, que atendeu mais de 52 km de vias, com R$85 milhões investidos na requalificação do pavimento. A segunda etapa vai começar entre março e abril e a terceira entre agosto e setembro. Com isso, vamos melhorar as condições do asfalto no município”, afirmou.
A Operação Tapa-Buraco - OTB precisa ser suspensa em dias chuvosos porque o reparo não tem efetividade em solo úmido. É necessário que a superfície do asfalto atinja uma temperatura elevada, a partir de 110 Cº, para que a massa asfáltica aplicada tenha maior aderência e durabilidade. Lembrando que trata-se de uma solução paliativa.
O administrador da Regional Sede, Francisco Naldo de Assis, citou a quantidade de ruas que estão dentro do cronograma da Prefeitura para serem atendidas neste início de ano. A expectativa é que os trabalhos se intensifiquem nos próximos dias. “Temos 165 ruas na Sede aguardando OTB. Já estamos executando o serviço à medida em que o tempo se firma. Hoje, a cidade investe 48 toneladas por dia com este serviço”.
A população pode solicitar o serviço de OTB em qualquer uma das oito Administrações Regionais espalhadas pela cidade. O serviço é realizado sob demanda durante todo o ano, considerando as condições climáticas.
Confira aqui mais fotos